Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Número atual: 22(1) - Março 2022

Editorial

Editorial

Editorial

 

Claudio Hoineff

 

DOI:10.31365/issn.2595-1769.v22i1p1

Instituição: Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro, Presidente da SOPERJ - Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil

 

Endereço para correspondência:

diego@soperj.org.br

Recebido em: 07/04/2022

Aprovado em: 19/04/2022

 

 

Com muito orgulho e carinho, assumimos a presidência da Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) no triênio 2022-2024. A responsabilidade de presidir a maior sociedade médica do estado é imensa.

Convivemos há dois anos com uma pandemia sem precedentes e como sempre a Ciência prevaleceu. Ciência esta aprendida desde os bancos escolares, passando pelas bancadas universitárias e pós-graduações. Nunca como hoje o aprendizado e o saber se mostraram tão necessários.

É fundamental vacinar as crianças! Atualmente, apenas 52% dos menores entre 5 e 11 anos se vacinaram com a 1ª dose e somente 16% completaram o esquema vacinal. A hesitação dos pais em vacinar seus filhos em função de falsas notícias alarmantes traz um enorme prejuízo, tanto no controle da Covid quanto para as demais vacinas do calendário vacinal das crianças. É uma situação nunca ocorrida com qualquer outra vacina ou medicação. Isto já pode ser visto na baixa adesão à vacinação contra o sarampo, por exemplo.

É dever de todo pediatra orientar e dar segurança aos responsáveis para a necessidade de vacinação de nossas crianças. A importância de uma sociedade médica possuir um veículo para transmitir informação científica, como a nossa Revista da SOPERJ, é fundamental. Os temas da presente edição demonstram o alto grau do teor científico da publicação. Cumprimento todo o corpo editorial do veículo e, em especial, a Dra. Clarisse Fortes, editora-chefe da revista.

Gostaria de apresentar toda a Diretoria Executiva da gestão 2022-2024 da SOPERJ, formada por colegas com grande representatividade na Pediatria do Estado do Rio de Janeiro e do Brasil.

Vice-presidente: Dr. Abelardo Bastos Pinto Jr

Secretária-geral: Dra. Ana Rosa Castellões dos Santos

Primeira-secretária: Dra. Maria Marta Regal de Lima Tortori

Segunda-secretária: Dra. Maria de Fátima Bazhuni Pombo Sant'Anna

Primeira-tesoureira: Dra. Christiane d'Almeida Martins

Segunda-tesoureira: Dra. Ana Alice Ibiapina Parente

Diretora de Cursos e Eventos: Dra. Márcia Fernanda da Costa Carvalho

Diretora de Publicações: Dra. Adriana Rocha Brito

Um abraço a todos,

Claudio Hoineff
Presidente da SOPERJ