Felix Alexander Ponce Mendoza; Rafael Dell Castillo Villalba; Maria Dolores Salgado Quintães; Israel Figueiredo-Jr
Rev Ped SOPERJ. 2002;1-12.
PDF PTAna Luíza Nardelli-Kühl; Samantha Lopes; Simone Cristina Padilha Stadnick
Rev Ped SOPERJ. 2002;1-9.
PDF PTThalia Almeida da-Silva; Isaías Sobral Soares; Brenda Klemm Arci Mattos de Freitas Alves; Stella de Aparecida Ederli Pinto dos Santos
Rev Ped SOPERJ. 2002;1-11.
PDF PTJúlia Venturi de Souza; Simone Cristina Padilha Stadinick; Luis Claudio Hobus; Samantha Cristine Lopes; Eduardo Garcia Carvalho; Maria Eduarda Sborz; Yasmin Minatti; Danton Capistrano Ferreira; Ana Luíza Nardelli-Kühl
Rev Ped SOPERJ. 2002;1-11.
PDF PTLuan Nascimento Lázaro; Ricardo Toshio Enohi; Brenda Cardoso; Leonardo Alexandre Ponsoni;
Rev Ped SOPERJ. 2002;1-14.
PDF PTLuan Nascimento Lázaro; Katucha Rocha de Almeida Farias; Maria Célia Cunha Ciaccia;
Rev Ped SOPERJ. 2002;1-11.
PDF PTEdson Teixeira Barbosa Filho; Maria Eduarda Miranda Grigorio; Victor Bruno de Lima Galvão; Tatiana Pimentel de Andrade Batista
Rev Ped SOPERJ. 2002;1-20.
PDF PTTatiana da Silva Oliveira Mariano; Emil Kupek
Rev Ped SOPERJ. 2002;1-21.
PDF PTTatiana da Silva Oliveira Mariano; Emil Kupek
Rev Ped SOPERJ. 2002;1-16.
PDF PTTalita Anilda Ebeling; Suely Keiko Kohara
Rev Ped SOPERJ. 2002;1-12.
PDF PTPaulo Terra
Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1).
Resumo
Erros de laboratório não se explicam apenas por falhas de sua equipe. Parte deles é condicionada por falhas organizacionais do hospital. É dever de todos estudar a patogenia das falhas e buscar a harmonia. No Brasil, há deficiência de núcleos formadores de médicos especialistas porque os cursos de graduação de muitas faculdades de medicina não incluem a medicina laboratorial. Esta se propõe a produzir laudos, e não apenas resultados. Laudos exigem cultura especializada e dependem de o especialista, após orientar o paciente, participar da colheita (melhor seria coleta) e da fase analítica. Quando a relação entre o requisitante e o especialista é de abertura, confiança e respeito mútuos, há menos erros. Os grandes laboratórios dependem de convênios e os pequenos, de centrais de terceirização. Ainda não se definiu o modelo que enseja maior autonomia e menor relação custo/benefício.
Viviane Manso Castello Branco
Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1).
Danielle Plubins Bulkool; Rafael Del Castillo; Adauto Dutra Moraes Barbosa
Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1).
Edson Arpini Miguel; Wanderlan José Silva; lcides Augusto S. Oliveira; Felipe Mazzoni
Rev Ped SOPERJ. 2002;3(1).